Jaru Top Festas

Secretário da SEMECELT de Jaru parabeniza atletas Jaruense de Karatê com a Conquista de Medalhas no Estadual pela Copa Eucatur

Ao convite dos Sensei Eduardo José Mansano grau Faixa Preta 5º Dan, pela Federação Brasileira de Karatê-Dô e Jaime Ribeiro de Lima, o Secretário Paulo Pereira Sampaio “Paulão do Esporte” da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo – SEMECELT esteve juntamente com sua Adjunta Suhelen Fernanda na Academia Punho de Aço Karatê, visitando e conversando com os atleta de Karatê de Jaru; onde os mesmos estavam com suas respectivas medalhas conquistada recentemente na Etapa do Campeonato Estadual Copa Eucatur, realizado na cidade de Ji-Paraná, neste fim de semana.

Jaruense que conquistaram medalhas foram: Eduardo Shihan Karatê: Sensei Eduardo Mansano, Categoria Master, 3º lugar em kata; 3º lugar kunite (luta ),faixa preta 5 dan, Nilton Sereno. 2º lugar kunite e 3º lugar kata faixa marrom. Categoria master, Enrique Nascimento Sousa categoria infantil (9 anos) 1º lugar kata ,3º lugar kunite, faixa branca. Vitor Hugo Oliveira de Paula, categoria juvenil.16 a 17 anos 1º lugar kata e 3º luar kunite.

Os Sensei solicitaram do representante da Prefeitura de Jaru, que colocasse no calendário esportivo para próximo ano, uma etapa do Estadual de Karatê em Jaru, para que assim os familiares e amigos possam prestigiar uma competição de alto nível em nossa cidade. O Secretário Paulão disse que será um prazer em atender esse pedido e dará todo suporte necessário para que esta modalidade possa crescer cada vez mais, e com certeza o Prefeito Municipal João Gonçalves Junior apoiará mais este evento.

Academia De Karatê Punho de Aço trabalha há mais de 2 anos na categoria Escolas de Arte na cidade de Jaru, RO na Rua Paraná, Nº 2225 – Setor 01; os interessados podem realizar suas matrículas na própria academia no momento das aulas as segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira das 19h30min as 20h30min com turmas a partir de 07 anos.

Caratê é uma arte marcial de autodefesa originaria do Japão. A palavra caratê significa “mão vazia”. É uma arte marcial que ensina golpes para a autodefesa sem armas de qualquer espécie. O praticante do caratê é chamado de carateca. Atitudes positivas e autodisciplina são importantes na prática do caratê.

A história do karatê começou no século 18, na ilha de Okinawa, no Japão. Naquela região, o uso de armas havia sido proibido. Para responder a possíveis saques e assaltos, as pessoas passaram a buscar técnicas de autodefesa em que usavam somente o próprio corpo.

A impossibilidade de usar armas foi o principal motivo para que essa arte marcial recebesse o nome de karatê, que significa “mãos vazias”.

Ao longo da história do karatê, diferentes mestres desenvolveram suas próprias técnicas de autodefesa. Assim, há inúmeros estilos da arte japonesa.

Entre os principais estilos de karatê, estão Shotokan, Goju-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu.

Ainda que haja diferentes técnicas, o karatê busca, essencialmente, a disciplina do corpo e da mente, com o aperfeiçoamento do caráter dos seus praticantes.

No início do século 20, o karatê passou a ser uma arte marcial mais difundida. Por volta de 1920, houve o incentivo para que ela fosse lecionada em universidades japonesas, o que ajudou na sua popularização.

O karatê chegou ao Brasil, efetivamente, em 1956, quando o sensei Mitsuke Harada (Shotokan) instalou o primeiro dojô em São Paulo.

Desde então, a arte marcial se desenvolveu rapidamente no país. Atualmente, há mais de 250 mil praticantes de karatê registrados no Brasil.

Fonte: Assessoria

Atenção: O jarutopfestas não se responsabiliza pelos comentários postados. Viu algum comentário que promova ofensa, racismo, calúnica, xingamento e qualquer algo do gênero? Por favor entre em contato e denuncie

Veja Também